segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O yinyang na Arte de Nutrir dos Sopros ou a vida (em chinês tradicional: yǎngshēng 養生)

A sabedoria do pensamento chinês e da medicina chinesa consideram que os dois sopros yinyang são os dois aspectos do qì do tao.

 Como consta no Hong Fang, um comentário do I Jing: 一陰一陽之為道. Um yin, um yang: eis o tao (Tradução do Prof. Dr. Orley Dulcetti Junior).

Base do equilíbrio da acupuntura, do feng shui, da alimentação, dos chás, daoyin. São "Artes de nutrir a vida" (yǎngshēng 養生). Pratiquem o modo chinês Clássico da Arte de Nutrir a Vida.

Vocês podem me solicitar explicações, sessões de acupuntura, cursos de medicina chinesa,consultoria pela estratégia de viver pelo tao.
Um bom exemplo da influência da sabedoria chinesa do yinyang está presente na musicalidade de Vangelis na composição Yin e Yang. Do Vazio e do Pleno. Do som audível e inaldível. Do silêncio e do Som. 

Vangelis, um grego de base clássica, fez um deslocamento da sua mentalidade greco romana e judaico-cristã num momento propício, para o pensamento clássico chinês, em que ele pôde somente assim captar o qì do pensamento chinês clássico, sui generis, que nada tem a ver com o pensamento e musicalidade Ocidental do Vangelis e do Ocidente.
https://www.youtube.com/watch?v=W2T4nyoCPAQ




Nenhum comentário:

Postar um comentário