sábado, 31 de janeiro de 2015

A Via (Tao) da medicina chinesa, da acupuntura e a "Via (tao) do Curso D'Água", na música de Andreas Vollenweider



No presente artigo eu escolhi o tema da via do tao, via das águas, via da medicina chinesa, todas temáticas em correspondências e em sintonia. Para ilustrar o assunto evoco a figura do compositor Andreas Vollenweider na tentativa de explicar as noções chinesas numa perspectiva exemplificação, apenas e não comparativista, pois o comparativismo não leva a nenhum lugar, nem o pensamento chinês. Vollenweider recebeu influência do pensamento do taoismo na sua "Harpa", em particular, nas composições do álbum The Watercourse Way, que foi lançado e apresentado em ShangHai, em 2010.

O fluxo d’água  uma das manifestações da via, o tao (dào). A água que brota das nascentes no interior das montanhas flui livremente, como o invisível qi, arrebenta nos rochedos, segue o seu curso como o percurso do tao, a correnteza d’água abraça e é abraçada carinhosamente pelos seus dois bordos ou margens a esquerda e a direita produtos dos aparecimentos do yin e yang , respectivamente. 

A água compõe um dos cinco movimentos do yin yang (madeira, fogo, terra, metal e água山水) que não são substâncias, nem elementos. 

São movimentos invisíveis e organizadores da vida, que se manifestam de correspondência e sintonia (感應) dos sopros como numa composição musical.

As diferentes formas dos aspectos do homem surgem pelo contínuo e ritmado movimento do yin yang, com suas aparentes mudanças e invisíveis transformações (biànhuà,em chinês mudanças e transformações do yin yang do qi do tao).

O movimento da expressão dos sopros de qualidade yin do taono ciclo da vida resultante das alternâncias dos dois aspectos do (sopros, ventos invisíveis, vulgarmente conhecidos como energias): o yine o yang

O movimento transformador (huà) e invisível do qí permite as diferentes manifestações ou mudanças (biàn ) de tudo que provém do tao e o contém. A vida e todas as coisas são expressões ou manifestações do tao.

Segundo o compositor "Vollenweider sobre o projeto: The Way Watercourse expressa a forma como os fluxos de água expressam o caminho do Tao. O taoísmo é um "sistema de pensamento" filosófico, que se originou na China, no 5º e 4º séculos aC. O poder especial da água reside na sua capacidade de adaptação universal. Simultaneamente suave e flexível, mas também, forte e poderoso, constantemente em movimento, que flui ao longo pacificamente, ou quebram-em seus bancos, transbordando antes de mais uma vez se afastando, a água é uma matriz infinita de lições para todos os aspectos da vida. Andreas Vollenweider vê a si mesmo como um contador de histórias musical. Depois de suas ideias, temas e histórias que compõem os últimos trinta anos de sua obra revelam claramente, quanta inspiração que ele chamou de maiores e menores ciclos da natureza". Disponível: http://vollenweider.com/en/NEWS/latest/AVAF-in-Shanghai-China. Acesso 31/janeiro de 2015.

Comentário: Vollenweider expressa à sua maneira na composição sob influência silenciosa que recebeu no seu interior, o mais profundo em busca da sintonia com os movimentos da água e o percurso, o trânsito da propensão da via, o tao. Na atitude de uma tentativa de incitação-resposta, ou ressonância(gan ying) na sonoridade de correspondência, mesmo que seja feita às custas de instrumentos não tradicionais, tecnológicos, como a harpa eletrônica ou harmônica e natural, excepcionalmente, uma flauta natural, executadas numa consonância que se estabelece entre a  flauta que ele sopra flutuante nos sopros-ventos do tao, que se manifestam na sua respiração fruto da florescência dos sopros do tao dentro do shen dele próprio, que evocam a presença do desenrolamento da via espontânea, que é o tao,como no desabrochar ou desenrolar das notas, que fluem levemente, pesadamente, docilmente, ásperas, silenciosamente, com pausas, um som que ecoa silentemente, que ecoa harmoniosamente audível na pautas e na execução talentosa deste compositor, que se esforçou, mesmo que sendo um Ocidental contemporâneo, buscou obter o tao dos sábios da sabedoria chinesa, da vida dos antigos sábios do tao e dos antigos sábios da arte de viver o tao que se inclui sempre a medicina chinesa e seus desdobramentos de atitudes eficazes na manutenção ou recuperação do equilíbrio do yin yang na arte dos sopros, ou de nutrir a vida que é feita de sopros,  a pauta feita de sopros, a música feita pelos sopros que, no começo não foram soprados por ninguém, mas que foram captados por alguém, que os soprou dentro de si, invisivelmente, ou visivelmente, na manifestação dos sopros do tao numa atitude autêntica e eficaz, são momentos propícios de harmonia e obtenção do tao.

Nas artes da manutenção da vida ocorrem de modo similar na visão taoista. O homem possui , então tem vida, vida em equilíbrio é o resultado dos movimentos rítmicos, alternados do yin e do yang. Métodos da arte de nutrir a vida e sopros foram desenvolvidas para manter-se o equilíbrio como a medicina chinesa ( acupuntura, fogo lento, chás, alimentação, movimentos dos cinco animais do tao yin, fengshui ou vento - água山水) nas pinturas montanhas e água (shanshui山水).

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Eis, alguns exemplos do tao da sabedoria chinesa, da medicina chinesa na captação na sonoridade de Andreas Vollenweider : ("A Via no Curso D'Água" ) "The Watercourse Way"



Bibliografia
CHENG, Anne. História do Pensamento Chinês. SP: Vozes. 2008.

DULCETTI, Orley Junior. Acupuntura e Auriculoterapia. SP: Ensaio, 1986.
______. O qì do taoismo antigo no Nèijīng e as dificuldades na transmissão no ocidente. ABHR, vol. 3, 2, jul-dez, 2012.  Disponível:

DULCETTI,Orley Junior; DULCETTI, Pérola G. S.(col.) Pequeno Tratado de Acupuntura
Tradicional Chinesa. SP: Andrei, 2001.
______.  Medicina Tradicional Chinesa nos Princípios do Tao. SP: Escortecci, 2004.


VALLÉE, Elisabeth Rochat de la. Pulmão: Pontos de Acupuntura. SP-Paris. IBRAHO/Ricci/École Européenne d’Acupuncture, 1995.
______. Movimentos do Coração. SP: Pensamento, 2007-2015.   

JULLIEN, François.O diálogo entre as culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.




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